A propósito das declarações do ex-Presidente Jorge Sampaio em relação ao Capitalismo

Publicado: dezembro 20, 2011 em THOUGHTS

Tenho pena que o Senhor pense isso. In QUERO DIZER-VOS, nas primeiras linhas, lê-se: “Sempre pensei que fazer política é compreender, avaliar e agir. Compreender e interpretar a realidade, na sua imensa complexidade e variedade; avaliar e ajuizar, com fundamento em princípios, critérios e objectivos; agir, decidir e intervir para mudar o que está mal – o que é injusto, ineficaz ou anacrónico.”…(…) A grande escritora Margeritte Yourcenar, com uma sabedoria alcançada pela larga meditação da história humana, alertou para os riscos da acção política sem valores, verberando aqueles que só cuidam em garantir a pontualidade dos comboios e não querem saber rumo a que destino vão.” (mais à frente…) Comecei a minha luta política no movimento estudantil há mais de quarenta anos. Nessa altura, fazer política no campo em que me situei era saber que, antes de tudo, A luta era moral. Desde então, Procurei manter-me fiel a esse início.” … Pois eu também comecei no movimento estudantil, vesti a camisola que ainda uso e mantive-me fiel a ela, nas cores dos meus princípios. Por isso nada tenho, senão o respeito por mim, os meus amigos que conservam essa memória, porque os meus princípios não me deixam desviar daquilo em que sempre acreditei. Apoiei-o quando pensei que era ideal para o país, apesar de termos sido de grupos diferentes, defendi-o enquanto meu presidente. Penso, ainda com respeito, que o Senhor que já foi meu Presidente, me falha e ao povo, ao reconhecer que o capitalismo em que vivemos, pelas suas origens históricas, não tem alternativa. Lamento.

Deixe um comentário

